As sucatas que enfeiam os aeroportos Voltar
20/09/2009 00:52:29
 
Quem viaja com frequência já deve ter visto a quantidade de aeronaves abandonadas em pátios nas áreas remotas dos aeroportos. Esse ferro-velho (alumínio-velho, melhor dizendo) soma nada menos que 65 unidades, segundo a Infraero.

Estão espalhados por todo o país por falta de um local específico para que fiquem armazenados. A estatal chegou a estudar o uso do aeroporto de Petrolina para esse fim, mas todas as decisões dependem da Justiça.

Tais aeronaves integram processos de falência que obrigam a administradora dos terminais a funcionar como fiel depositária do bem. Ainda que o bem não valha rigorosamente nada.

Se algum dia o processo for encerrado, a Infraero terá o direito de cobrar as diárias de estacionamento de todo o período em cima do montante arrecadado com o leilão.

Uma pequena lista das aeronaves:

Santos Dumont


Perto da cabeceira junto à antiga rampa dos hidroaviões estão um AC-68 Aerocomander, que foi da antiga Prospec S/A GEO e Aerofotogametria (extinta). O último pouso foi em novembro de 1992.



Há também dois Bandeirantes da Votec Serviços Regionais (extinta). Pousaram ali em dezembro de 1995 e agosto de 1997.


Galeão

 
No Galeão são três aeronaves, dois B727, um da Fly que ficava em frente ao terminal de autoridades da Base Aérea do Galeão



Um B727 da Platinum, cargueiro e também há um 737 da VASP. Todas têm pendências judiciais.


Em Brasília


São 9 aeronaves no aeroporto JK, na remota do acesso à pista.
São cinco B767 e dois EMB-110 Brasília da massa falida da Transbrasil.
Além disso há ainda três B737-200 da Vasp, jatos bons esses, pena que o custo da manutenção estrutural que pela idade são obrigados a passar os condenou à aposentadoria.
Fecha a relação um Fokker 27 pertencente à empresa TAVAJ, de aviação executiva.



Guarulhos


De acordo com a Infraero, são oito aviões parados em Cumbica (Mas na foto há mais um). Quatro deles, B737, pertencem à VASP, um à companhia cargueira Skymaster (que fazia o transporte postal), mais um B727 da Fly e um B707 cargueiro da Beta.


Viracopos


Viracopos também há uma área com jatos abandonados, bem ao lado do terminal cargueiro.


Congonhas


Em Congonhas há outra quantidade razoável de jatos abandonados e um grande imbroglio jurídico que asfixia um terminal com enorme movimento e onde cada centímetro disponível é disputadíssimo.

São dois A300, sete B737 e um B727, todos pertencentes à Vasp. Esses se encontram em fase de avaliação para a venda posterior. A situação é complexa: aguarda-se que o valor seja estabelecido e que o desmonte, ou a remoção para outro local seja autorizado, uma operação cara e sofisticada e que exige pessoal especializado.

O aeroporto conta com esse espaço há oito anos, mas não pode ampliar o planejamento operacional enquanto a questão não é solucionada.



Recife






São Luiz




Manaus




Salvador

 
 
Categoria: Geral
Fonte: http://www.pousadadacmradanielecarreiro.blogspot.com/
 Comentários
JAIR MATIAS DE OLIVEIRA comentou em 21/09/2009 às 01:08
puxa vida........e eu tendo instrução em mcessna 150 =/
andre jesus souza comentou em 21/09/2009 às 14:05
realmente uma pena, sem contar as muitas aeronaves que estao abandonadas em aeroclubes.
Thiago Stopa comentou em 23/09/2009 às 23:24
cessna ainda vai... e eu que tenho no boero :/ no aeroclube de rio preto tinha um apodrecendo lá tb, por causa que foi pego com drogas... dava dó de ver


Para comentar notícias é necessário estar logado.